segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Jardineiro e Figueira





Lucas13:6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi procurar nela fruto, não o achando.
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho; corta-a. Por que ela ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 e, se der fruto, ficará; e, se não, depois a mandarás cortar.

Árvores frutíferas foram feitas com um propósito: dar frutos, alimentar, proporcionar prazer, saúde...se não for assim não há motivo para sua existência.
Somos como árvores no precioso jardim de Deus, onde Jesus Cristo é nosso Jardineiro e cuida de nós através do Seu Espírito.
Gostaria que meditássemos a respeito dessa parábola, a primeira coisa que percebo é que o jardim não estava abandonado, mas era visitado constantemente("...há três anos procuro fruto...")Ao ler isto, há que se perceber a paciência do dono do jardim.
Deus tem paciência conosco, aguarda um tempo para que possamos despertar para cumprir o propósito pelo qual Ele nos chamou.
Deus não quer apenas uma igreja cheia, um ministério ou uma casa cheia de pessoas, mas que além disso possamos dar frutos, para que possamos ser benção.
1-Ele nos deu a capacidade de gerar coisas novas, procura em nós frutos.Onde eles estão?Onde estão os seus talentos ou dons? Todos nós temos a capacidade de frutificar, todos nós fomos capacitados por Deus e temos dons e talentos que ele mesmo nos deu.
Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.
Efésios 4:8
2-O Jardineiro investe e acredita na figueira.Deus não desiste de nós facilmente,Ele sabe o quanto custou plantá-la e mantê-la em Seu jardim,ainda que infrutífera.Ele ama, sabe o preço.ele sabe e conhece nossas debilidades e dificuldades,Seu Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. As misericórdias do senhor são a causa de não sermos consumidos.Ele é um Deus de novas chances, pois Ele não nos chamou prontas, mas nos capacita dia após dia , investe em nós esperando que cresçamos,frutifiquemos e venhamos a multiplicar.
3-Para não sermos lançadas fora, nossas raízes precisam ser tratadas, limpas, precisamos ser fortalecidas e limpas pela Sua palavra.O jardineiro bondoso, sabe que se nossas raízes estiverem saudáveis , estivermos no seu jardim,debaixo de seus cuidados não haverá chance de sermos lançadas fora.
Portanto permita-se ser tratada pelo jardineiro que e ama, assim como o dono do jardim, pois não foi à toa que Ele te concedeu ser plantado naquele jardim e cuidado por aquele jardineiro.Ele confiou a Ele a sua vida,porque conhece o Seu amor por você.
Algumas raízes que serão tratadas:
1-Caráter.Desprendendo-se de hábitos errados,conceitos e preconceitos,substituindo valores terrenos e passageiros por valores eternos, deixar a vaidade e o orgulho.
A aparência de estar bem não me livrará de ser cortada e lançada fora.

2-Nossa comunhão: as raízes de nossa comunhão precisam estar desempedidas(oração, adoração,leitura da palavra...)para que a vida passe através de mim, essas"substâncias" são essenciais para que eu possa ser alguém frutífera, alguém em que Deus tem prazer.Isto diz respeito a ser alguém disciplinada,não é apenas uma questão de fé, mas de determinação e disciplina.

3-Fé: Sem fé é impossível agradar a Deus.
Para ser frutífera eu preciso priorizar o que a palavra diz, o que Deus quer que eu faça.Não o que eu sinto ou quero ou acho que estou ou não em condições de fazer.
Uma árvore frutífera não dá fruto quando sente, mas dá fruto na estação apropriada.
E o dono , assim como o jardineiro sabem quando é esse dia, por isso não esperam que encontrem fruto fora do tempo e não irão cobrar isso dela antes da hora.
Quanto a figueira, seu papel é buscar alimento no solo, beber água, receber luz e desejar isso.Já percebeu que alguns galhos que muitas vezes ficam no escuro começam a entortar-se em busca de luz, elas mostram-se muitas vezes murchas em busca de água...
Se ficarem cheias de aparência poderão passar desapercebidas de cuidados.
Fé também é ação.
O justo viverá da fé, não do que sente ou pensa.
Escolha hoje ser uma figueira frutífera a viver sendo cuidada pelo bom jardineiro, não queira estar noutro lugar que Deus não tenha te plantado,mas coloque-se a sua disposição para ser regada, cuidada limpa e adubada por Ele e cumpra todo propósito de Deus.

Bispa Andréa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: