quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mulher Vencedora Anda com Vencedores


Rute 1:1 E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;


Casada com um homem cujo nome significava Deus é rei.Tudo parecia perfeito.Até que...
A adversidade chegou!
Já ouvi e disse isso diversas vezes e hoje torno a dizer: A crise vem para todos!
As tempestades e os ventos, assim como o sol são para todos.Cristãos ou não.
Embora esse casal não estivesse fazendo nada de errado, não estivessem em pecado, a fome veio na terra onde eles habitavam.Então, ele decidiu mudar-se daquele lugar em busca de alimento.
O nome dela era Noemi eo ome dele Elimeleque,não era nenhuma coincidência, mas ambos tenham nascido em Belém, que significa casa do pão.
Elimeleque então ao perceber que a fome chegara na terra em que vivia decidiu mudar-se rapidamente de lá em busca de alimento nos campos de Moabe.
Aparentemente um homem de atitude, responsável e que estava simplesmente preocupado com o sustento de sua família.
Mas espiritualmente,posso perceber um homem independente, que tomou sua atitude, que deu seu jeito de modo natural sem consultar a Deus para onde deveria ir e conduzir sua família.Ele se afastara de sua origem da casa do pão, para buscar alimento nos campos de Moabe.
Moabe representa o mundo que nos afasta de Deus, que ilude e engana.Os moabitas eram um povo idólatra que viviam totalmente longe dos princípios da palavra de Deus.
ao levar sua família para alimentar-se lá, viver lá, ele estava expondo sua família totalmente a ação do inimigo, a vontade da carne e suas paixões.
Nesse único versículo consigo ter a compreensão de quem era Elimeleque, um homem religioso,mas que não conhecia Deus que não tinha a revelação daquilo que seu nome queria dizer.Elimeleque=Deus é Rei, quando o rei reina, os príncipes governam.
Elimeleque fez o que seus braços puderam fazer, mas teria cansado-se menos,se ao invés disso estivesse no lugar onde era a origem do pão.Elmeleque e Noemi tiveram dois filhos:Malon e Quilion que significa , derrota e fracasso.Longe do propósito original de Deus, da casa do pão, não se podia mesmo esperar que fosse diferente.
Porém apesar disso, não há nenhum relato de que Noemi era uma mulher triste, que vivesse murmurando, deprimida ou sem esperança.
Apesar de não estar em sua terra, sua vida prosseguia normalmente sem grandes surpresas.Seguira seu curso natural, seus filhos cresceram e se casaram com mulheres moabitas, o que não era o costume.Porém para essa família também não era nada demais, afinal Elimeleque tinha por hábito tomar atitudes independentes, fazia aquilo que ele julgava ser o melhor para si mesmo e sua casa, e seus filhos só repetiram o modelo.
Mais uma vez gostaria de frisar que apesar disso, Noemi mantinha-se a mesma belemita agradável e doce.
Isso é comprovado nos momentos da adversidade mais uma vez.
Seu marido Elimeleque morreu.E não há registros que Noemi mais uma vez tenha ficado deprimida, doente, revoltada ou desesperada com seu sustento, já que dependia do seu marido.Ela ainda parecia confiante!
Será que sua confiança advinha do fato de ainda ter dois filhos?
Não sei.Porém, em seguida a Bíblia diz que ela perdeu também os seus filhos.
Que triste,não?Quantas perdas aconteceram simultaneamente.
Porém Noemi parecia usar roupas de confiança, ela mantinha-se firme.
Ela sabia que deus tinha um lugar para ela.
Ainda que a terra se mude ou que os montes se abalem há um lugar em Deus prá mim.
Os que confiam no senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para sempre.
A primeira coisa que Noemi pensou ao perder seu marido e filhos foi:
Eu não estou ou sou largada no mundo, eu tenho um lugar para ir.
voltarei para minha terra, para Casa do Pão.Talvez essa tenha sido sua oração silenciosa, aquela que só Deus conhecia dentro do seu coração.A quanto tempo ela esperava poder voltar.Agora então era o momento.Quem poderia impedí-la?
Não havia mais sobre ela o domínio de seu marido auto-suficiente, nem de seus filhos, ou o apego ou algum tipo de vínculo que a impedisse de partir.Pode parecer estranho você ler isso; mas a verdade é, que Deus havia lhe dado um livramento.Havia tirado da vida de Noemi todo embaraço, deus havia cortado os laços de sua vida que a impediam de viver uma vida plena e próspera.Ela compreendia isso e não queria que nada a impedisse de voltar e alcançar isso.Então quando suas noras dizem nós vamos com você!
Ela as despede com um beijo, dizendo vocês também estão livres, já não tem mais vínculo ou responsablidade alguma comigo, nem eu com vocês!
Porém sua doçura, o modo agradável com que tratava suas noras, o seu testemunho junto ao esposo e filhos em tempos de adversidade, chamaram a atenção de Rute.que viu naquele momento a possibilidade de encontrar junto aquela mulher sábia, uma perspectiva de um futuro promissor.Rute vira em Noemi que seu Deus era com ela, que sua fé era inabalável em momentos de crise e ela desejou também ser assim.
Então Rute faz uma aliança, ali forma-se o verdadeiro laço de amizade e amor entre sogra e nora, um cordão de três dobras, onde Deus é a terceira dobra do cordão, que as conduziu em vitória.Deus deu a Noemi e Rute a oportunidade de recomeçarem no lugar que Ele queria desde o princípio e mudou completamente sua sorte.
É lindo ver mais uma vez o livre arbítrio aqui: Orfa e Rute, tomaram suas próprias decisões, sem nenhum tipo de imposição.Porém a decisão de Rute em aliançar-se com sua "ex-sogra"era bem mais que empatia, significava uma escolha maior de aliançar-se com o próprio Deus.
Quando você faz aliança com pessoas que amam e tem aliança com Deus está fazendo aliança com ele também.Por isso é importante saber, quem são as pessoas com quem você tem aliança,vínculos e pactos?Isso irá refletir em sua vida.Pense nisso!
A outra lição que aprendo aqui é que algumas vezes precisamos voltar.E nunca será tarde demais para isso acontecer.se o nosso coração estiver em Deus, ele providenciará o nosso retorno e a glória da segunda casa será maior do que a da primeira.Se você continuar a ler a história, também verá que mais tarde Noemi torna-se amargurada de alma e diz : chamai-me Mara.
Fiquei pensando, porque agora?Depois de ter sido livre do fracasso e da derrota em sua vida, de ser sido livre da solidão, pois seu marido e ninguém era a mesma coisa, pois ele tomava as decisões sozinhos e tudo o que ela tinha que fazer era viver debaixo de seu jugo.
Algumas pessoas se apegam tanto a Deus nos momentos de crise, que continuam cheias de fé, com sorriso no rosto, tem esperança no futuro...Mas quando Deus as livra dos problemas, parecem não ter mais razão para viver.Deus não nos ama ou quer estar conosco por causa dos nossos problemas, Deus não ama resolver nossos problemas porque ele ama problemas.Mas Deus nos ama.somos sua imagem e semelhança.E se não tiver nada que você queira que ele possa fazer por você, ainda assim Ele desejará estar perto prá te amar.Deus tem uma aliança conosco, não com nossos problemas.
Por isso também quero convidá-la a ter uma aliança com Ele, não apenas com suas repostas, soluções ou seus milagres.
Salmo 91:2 dia que eu te livrarei , porque conhece o meu nome(tem intimidade comigo)e porque me amou.
Que possamos compreender esse lindo maravilhoso amor e possamos nos "prender"nele e nunca mais soltar!Mulheres vencedoras tem vínculo forte com aquele que é mais que vencedor!

Leia o restante desta história no livro de Rute na Bíblia.

Por: PrªAdriana Marques

2 comentários:

  1. Precizei muito dessas palavras, pois o senhor me ensinou atraves desse capitolo, transmitir aquelas que mais precisavam, fui um canal de Deus.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante esse espaço, para muitas que talvez não tenha tempo para sentar-se e ler a Biblia ou um bom livro, pois a correria do dia- a dia não permite.
    Essa palavras foi muito significativa para meu dia, precisava ouvir Deus falar comigo, Agradeço pela vida das pessoas que se dispoe em levar a palavra aos 4 cantos da terra...

    ResponderExcluir

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: