quarta-feira, 19 de maio de 2010

Momento de Reflexão e Dinâmica



Você já reparou como é curioso um laço…
Uma fita dando voltas? Se enrosca… Mas não se embola , vira, revira, circula e pronto: está dado o laço
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um laço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer lugar que se precise enfeitar
E quando a gente puxa uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando devagarzinho, desmancha, desfaz se o laço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento
Como um pedaço de fita
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz – romperam-se os laços.-
E saem as duas partes, igual os pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor é isso… Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!

Logo que li esse poema pensei nas meninas do Espaço Mulher e de como poderia usá-lo para compartilhar a importância da amizade, da unidade...
Pois cada uma de nós somos presentes especiais para alguém.Deus nos fez assim!
Nos fez a sua imagem e semelhança, temos tantas coisas maravilhosas para compartilharmos, somos cheias de surpresa assim como Ele é.

Surpreendemos e somos de alguma forma surpreendidas por alguém.Por isso todas nós merecemos fitas lindas, que guardem o que somos, que nos enfeitem ainda mais ...que possam se transformar até mesmo em flor de vez em quando.Outras vezes precisamos ser essa fita a enfeitar, a sustentar e não deixar o embrulho desmanchar-se e perder o que carrega dentro de si...

Sim como lemos no texto fitas que podem afrouxar, apertar mas não sufocar.E se soltar,formar novos laços e recomeçar quantas vezes forme necessárias.
Podendo dar mais que duas voltas crescendo sempre até virar flor, sem embaraçar-se,tendo sempre o cuidado de voltar pelo mesmo caminho,lembrar da origem para não virar nó.

A palavra de Deus nos ensina que o cordão de três dobras não se rompe facilmente.

Se queremos um relacionamento duradouro seja ele qual for, precisamos dessa terceira dobra do cordão(fita)ela representa o Senhor Jesus, que nos sustenta, que não permite que os laços se soltem por qualquer coisinha, quando sem querer ou por um pouquinho de vaidade que tenha se puxe um pouquinho mais prá um lado do que para o outro.
Ele também não permite que se embole toda a fita e se perca o fio(fita)pois a terceira dobra é sempre feita no centro o que permite que se sobre exatamente a mesma quantidade de cordão para ambos os lados.

Precisamos nos lembrar que nunca estaremos só, se confiarmos no amor de Deus.
Muitas mulheres tem sofrido de solidão, não apenas as que são solteiras, viúvas ou divorciadas, mas também mulheres casadas, que muitas vezes buscam na internet alguém que possa "ouví-la" e atendê-la em suas necessidades emocionais sem ao menos conhecer essas pessoas,trocam confidencias e formam laços de amizade que podem tornar-se em perigo,como o caso recente de Nona Belemosof,uma moça australiana de apenas 18 anos que fez amizade no facebook, atraída por um falso emprego que dizia ser o seu sonho defender e resgatar animais e foi morta e deixada num riacho.
A que se ter cuidado com tipos de laço que estamos fazendo.Para que sejam laços de amor e proteção, laços que te aproximam do nosso Pai e dos seus princípios, pessoas que nos fazem desejar Deus e sua presença e não nos levam prá longe de seu propósito.

Mas Ele também nos respeita e nada impõe, se não quisermos viver assim, sua aliança conosco pode ser desfeita e aí então o laço ou virar nó, armadilha ...isso então será inevitável.
No início sem depender da terceira dobra(Deus)tudo parece ir bem...Esse é o princípio do engano:aparência e em seguida auto- afirmação...aqui os fios(fitas) começam a dar seus primeiros indícios de nó enrolam até que virem um emaranhado daí só tem um jeito, cortar-se tudo e ainda que esse não tenha sido o plano haverão danos,mas ainda assim se isso for feito a tempo haverá chance de um recomeço com Deus.Pois caso não se desperte antes do fim poderá cair no laço do passarinheiro.
Seja alguém com que Deus possa contar,alguém disposto a fazer e ter verdadeiros laços de amor e amizade, fugindo da aparência do mal.Que seja capaz de influenciar pelo seu testemunho, guardando seu coração sempre.

Fizemos a seguinte dinâmica:
Cada mulher recebeu um pedaço de fita e fez o seu próprio lacinho, numa das bandas do laço escreveu seu próprio nome.depois de terem escrito seus nomes, colocaram seus laços numa caixa grande.Após isso, cada uma das mulheres tirou um lacinho com o nome da outra e como se fosse um amigo oculto revelaram o nome dizendo uma palavra de benção ou de carinho que estava em seu coração e abraçavam sua "amiga-oculta".após todas terem feito isso oramos e fizemos a aliança de orarmos umas pelas outras em especial pelo nome que estava no lacinho que ela pegou.

Autora: PrªAdriana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: