sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vencendo a Depressão

Quem disse que depressão é uma doença meramente espiritual, engana-se.
Depressão não é uma doença que acomete apenas a pessoas não crentes.Vários personagens bíblicos tiveram depressão.Dentre eles Ana.
Porém isso, não deve ser uma desculpa para aqueles que estão em depressão continuar assim. Pois assim como a palavra de Deus mostra o problema, a doença, ela também apresenta a cura, a saída.
Ana tinha um problema físico, tinha esterilidade. O que já poderia indicar que ali havia um problema de distúrbio hormonal.
Seu estado de ânimo já não era dos melhores.Também havia o fator externo de pressão diante de uma cultura em que a mulher que não gerasse filhos para o seu marido, não era considerada uma mulher abençoada.
Neste caso, o marido ainda poderia ter outras esposas para que pudesse perpetuar seu nome,o que aconteceu. A Bíblia diz que Elcana tinha outra esposa chamada Penina, e esta tinha filhos e filhas. Neste caso o que Ana tinha não era apenas um problema físico, mas de Sofrimento Moral (autoestima baixa)
O Sofrimento Moral, ou sentimento de menos-valia, é um fenômeno marcante e desagradável na trajetória depressiva. Trata-se de um sentimento de autodepreciação, auto-acusação, inferioridade, incompetência, pecaminosidade, culpa, rejeição, feiúra, fraqueza, fragilidade e mais um sem-número de adjetivos pejorativos. A autoestima é a imagem valorativa que a pessoa tem de si mesma e na Depressão esta imagem está depreciada no aspecto que mais incomoda.
Ela (Penina)a provocava e a irritava excessivamente,percebendo-a vulnerável com • sentimentos persistentes de tristeza e angústia.
Nem sempre a resposta de uma irritação vai manifestar-se com gritaria ou outro tipo de agressividade. Em pessoas naturalmente retraídas e introvertidas, a baixa autoestima se faz sentir com mais retraimento ainda, com mutismo e quietude preocupantes, com isolamento e extrema dificuldade em expor sentimentos. Por isso, muitas vezes, "preferem" a manifestação somática dessas emoções, transferindo para o orgânico os sentimentos não manifestados.
Assim era Ana, pois não há menção de que esboçasse algum tipo de resposta verbal ou agressividade a sua rival.Sua resposta era choro e falta de apetite.
Ana perdeu o prazer de relacionar-se, o prazer de viver, isto mesmo; pois uma pessoa que deixa de alimentar-se está dizendo sem que precise de usar palavras que deseja a morte.
Uma pessoa deprimida, não tem ânimo suficiente para admirar um dia bonito, para se interessar na realização ocupacional, para degustar uma boa bebida, para deleitar-se com um filme interessante, para aproveitar uma boa companhia, para incrementar a discoteca, visitar um amigo...
Na vida de uma pessoa deprimida, acaba só existindo a preocupação consigo própria e com sua dor.
Nada mais lhe dá prazer, nada mais pode motivá-lo. Neste caso, o leque do campo vivencial fica tão estreito que só cabe nele o próprio paciente com sua depressão, o restante de tudo que a vida pode oferecer não interessa mais, a própria vida parece não interessar mais.
Por isso a pergunta de Elcana: Ana por que choras? Porque não comes? e porque está mal o teu coração? Eu não sou prá você mais do que dez filhos?
Sabe o que significa? Que Ana também não tinha mais prazer sexual, até ali ela estava demonstrando estar desistindo de si mesma por algo que não tinha, estava abandonando todo resto.
1-Para ser curada a depressão em primeiro lugar é necessário:
Reconhecer que precisa de ajuda.
E quem é esta pessoa que poderá ajudá-lo a conseguir ajuda?
Alguém que te ame muito.Geralmente uma pessoa deprimida procura tratamento acompanhada de um familiar.No caso de Ana, sua conversa com Elcana levou-a a tomar uma atitude.vrs.8
2-Ana foi acompanhada de Elcana, após alimenta-se ao lugar de tratamento.vrs.9
3-Não vá a qualquer lugar.Nem dê ouvidos a qualquer tipo de opnião.
Mas vá ao lugar de cura. A casa de Deus, ore e diga-lhe suas dificuldades e dores e se tiver dificuldade ainda procure um pastor ou um conselheiro emocional.(Nossa igreja dispõe de um núcleo de conselheiros emocionais com psicólogos cheios do Espírito santo).
4-Não seja ignorante, somos corpo, alma e espírito.Portanto precisamos cuidar da nossa saúde fazendo exames periódicos de sangue, urina, de hormônios, glicose entre outros.Somos templo do Espírito Santo e precisamos cuidar bem de sua moradia.
Algumas vezes os problemas de saúde física podem implicar na saúde emocional também e os de ordem emocional certamente irão se refletir em nosso espírito.

Me recordo de na minha adolescência ter ouvido esta frase que me acompanha durante todos esse anos: o natural reflete-se no espiritual.Pense nisso!

Resultados:
É importante notar que após seu tratamento, Ana retomou seu apetite, mudou seu semblante, sua aparência.
É importante também destacar isso: uma pessoa deprimida torna-se com a aparência desleixada, desgostosa, seu semblante triste a deixa parecendo mais velha do que realmente é.
Lembre:
O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.(Pv 15:13).Também recobrou o ânimo, o amor e o desejo de buscar a Deus e adorá-lo, não apenas como fazia antes: chorar e se lamentar, mas adorar.
Recuperou o desejo sexual e o prazer pelo seu marido.
é importante lembrar que Deus abençoa o ato sexual com seu marido, isto também é agradável ao Senhor.De certa forma parece até incoerente Ana queria tanto um filho, mas prá ela até tomar a atitude certa era uma obrigação relacionar-se com Elcana de modo íntimo. Porém no vrs.19 percebemos que havia ânimo no coração de ambos em todos os aspectos após um dia longo de caminhada, levantaram-se para adorar e também ter intimidade.
Deus também tem para você , assim como teve Ana um final feliz e vitorioso.
Tome uma atitude acertada e vá de encontro ao milagre de Deus prá você e toda sua família.
As mulheres da Igreja Apostólica Fonte da Vida estão em campanha de oração, onde recebemos sempre a palavra de Deus direcionada a mulher e suas necessidades específicas, e buscamos em Deus a realização de sonhos e projetos, também a benção de Deus em todos os âmbitos de sua vida.

Nossa campanha atual chama-se: Projeto Ana, um milagre de Deus para você e sua família.Um milagre te aguarda e nós também.
no Rio de Janeiro nossa Sede Regional fica localizada na :Av.Nelson Cardoso 613 - Taquara. R.J Tel:(02121)2423-2805, através deste você obtém informações também dos demais endereços.

Site da igreja: http://fontedavida.com.br/
Também:http://fontedavidarioblog.nanet.in/

PrªAdriana

2 comentários:

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: