quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Perseguindo seu sonho...


Quem foi que disse que é fácil?É necessário empreender força...
continuando a história de Ana:
Em primeiro lugar uma esterilidade naquele tempo era algo muito mais grave do que é hoje em dia nossa cultura.Além do mais, não havia naquele tempo fertilização in vitro e tantos avanços da ciência. Só mesmo um milagre de Deus poderia fazer com que ana engravidasse.
É importante destacar que Ana em momento algum abriu mão de seu sonho, ela não considerou-o ridículo, ou tão impossível que Deus não pudesse realizá-lo.Certamente ana já deveria ter ouvido alguém contar sobre o Deus de Israel que havia feito Sara que era estéril e idosa ser mãe entre outras histórias.
Havia uma esperança em seu coração de um desejo a ser realizado, ainda que por muitas vezes ela parecesse triste.Mas já falamos bastante sobre isso no post anterior quando lemos sobre as limitações.
Continuando...
Agora sim! Ela levantou-se a partir do versículo 9, decidida a não apenas sonhar, mas de realizar seu sonho.
Deus quer que sonhemos, mas não apenas isso.Deus não nos chamou para vivermos no nosso maravilhoso mundo de sonhos de nuvens cor de rosa feitos de algodão doce, de balanço de flores, de castelos maravilhosos...(amo isso tudo,rs), mas Deus quer torná-los realidade, ele quer que experimentemos qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Não apenas saibamos ou sonhemos como ela é, ou que imaginemos podia ser assim ou assado, mas que possamos trazer a existência as coisas que não são como se fossem.Deus quer que vivamos pela fé e não por ilusão ou utopia.
1-A primeira coisa que preciso é ter uma nova postura diante do impossível.
Se quero alcançá-lo não posso estar mais enfraquecida, preciso estar fortalecida pela palavra , colocar-me de pé e caminhar.encarando de frente a situação:Tudo posso naquele que me fortalece!
2-Preciso ir ao lugar certo para chorar: Ana finalmente compreendeu que não adiantava ficar chorando em casa na frente de Penina, em casa suas lágrimas alimentavam apenas sua dor e a outra a sobrepujava.
É preciso saber onde e na presença de quem temos chorado.Então decidida a alimentar seu sonho, ela decide exercitar-se mais uma vez, desta vez fortalecida pelo amor, carregando consigo todo fardo de amargura e dor que carregou durante tantos anos, todas as ofenças e humilhações.
Há um lugar para nós reservado pelo Senhor, debaixo de suas asas, sua casa, seu altar é um lugar seguro.
3-no versículo 10 diz: Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
É importante chorar tudo o que se precisa chorar.Há uma canção que diz: se é tempo de chorar, pode até chorar...mas haverá uma festa ao amanhecer.
apresente ao Senhor toda sua dor, faça a Ele suas queixas e diga-lhe o quanto está sofrendo e o quanto está doendo ou doeu tudo o que passa ou passou, esvazie-se!ana decidiu: Hoje estou forte o suficiente para carregar até aqui essa trouxa de amargura e mágoas, não foi fácil trazê-las até aqui, mas decidi que hoje eu não volto com ela para casa.Elas ficarão aqui, no teu altar.
O quanto você tem estado disposta a carregar tudo para o altar e deixar lá?
4-Ana faz um voto.ela sabia o quanto tinha sido difícil chegar com aquela postura até ali, ela não estava preocupada com que Eli ou seus filhos poderiam pensar ou julgar, nada poderia ser pior que a dor que ela havia carregado até ali, ela não estava mais preocupada com julgamentos, afinal ela decidiu hoje eu volto prá casa sem trouxas de mágoas ou frustrações.ainda que eu volte para casa de olhos inchados de tanto chorar, meu coração estará alegre, porque do Senhor serei ouvida.Então Ana votou ao senhor, seu filho, e muitos podem não compreender, porque Ana queria tanto um filho e agora oferece a Deus aquilo que pede de Deus? a minha pergunta a essas pessoas é: o que vocês queriam que Ana ofertasse? Ela não tinha nada precioso que pudesse retribuir não apenas a realização de um milagre, mas a sua libertação.Através deste voto, ana compreendeu o que Elcana quando disse: Eu não sou prá você mais que dez filhos?
O amor de Deus por nós, o seu propósito em nossa vida torna qualquer sonho, uma oferta.É impagável o que Ele faz!
Além do mais, Ana não era nenhuma pessoa ignorante. Afinal de onde Deus fez nascer um milagre, poderiam vir muitos outros.Ele é a fonte.
O que Ana poderia perder ao votar? O que Deus poderia ganhar?
Ela uniu o seu sonho, sua vontade a vontade e a necessidade que Deus tinha de ter um novo profeta no templo.
5-Nossos sonhos precisam estar de acordo com a vontade de Deus para estabelecer o seu propósito.Como Deus poderá usar o meu sonho, meu desejo para sua glória?
Se for assim:Deus te dará não apenas o seu "Samuel"(sonho), mas infinitamente mais.Ef.3:20
Não sejamos também ignorantes, Ana não abandonou Samuel, ela acompanhou seu crescimento, o amamentou e preparava sua túnica todos os anos,imagino-a tecendo aquela túnica todos os dias e agradecendo: o Senhor lembrou-se de mim, o Senhor me livrou da amargura e desejando que chegasse o dia do reencontro.Imagino-a orgulhosa e feliz de vê-lo servindo ao Senhor pequenino ainda e as novidades que ele tinha prá contar.
Se continuarmos veremos que o Senhor deu a Ana ainda mais cinco filhos.
Agrada-te do Senhor e ele satisfará o desejo do teu coração.Salmos 37:4,5

Bispa Andréa e PrªAdriana

Um comentário:

  1. O texto todo falou muito comigo, e muitas destas palavras Deus tem me falado e pedido, e hoje testificou atravez de sua palavras sábias.
    O tópico 5 para mim foi muito importante pois Deus tem mudado meus sonhos a muito tempo e muitas lágrias deixadas no altar do Senhor, bem como Ana, e isso mesmo Deus me cobrou meu sonho será apenas Samuel, mas após a entrega do sacrificio meu sonho se transformou e passou a glorificar o nome de Deus e então se tornou o Sonho de Deus.
    Agradesco a Deus pela resposta de oração.

    ResponderExcluir

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: