quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Maior que nossas limitações


Todas nós somos pessoas especiais, únicas, peculiares.Temos muitas virtudes, somos talentosas, recebemos dons específicos mas também temos também nossas limitações.
Digo isso porque particularmente não gosto do termo "imperfeição", porque creio na palavra que diz: Tudo Deus fez formoso em seu tempo(Ecl3:11)
Nossas limitações podem tornar-se um instrumento para alcançarmos o inalcansável, para superarmos a nós mesmos e as expectivas que temos a nosso respeito.
Podem levar-nos a buscar algo superior a nós mesmos, a dar o devido valor a cada coisa, nem mais, nem menos.

Na história do post anterior, a história de Ana.
Uma mulher casada, amada, aliás muito amada.Pois apesar de não ser a única esposa de Elcana, por ela, ele oferecia a porção maior de seus sacrifícios.
Podemos perceber ao ler o texto que Ana, tinha uma limitação diante de seu sonho.
Ana queria ser mãe, porém era estéril. É interessante pensarmos que isso não era um problema para Elcana, que já era pai dos filhos de Penina(rival de Ana).
Também não há esboço de que Elcana cobrava a Ana um filho que fosse gerado por ela; isto significa que seus sonhos também não depende do desejo de outros, eles são seus.Tudo que Elcana queria era que Ana fosse feliz.
Porém Penina a irritava, a provocava.Enquanto Ana estivesse triste porque assim ela estaria vulnerável a seus ataques.
Acredito que isso também seja algo interessante para refletirmos: como me sinto a respeito da minha limitação a despeito do que pensam os outros?
Peça a Deus que sonde o seu coração, antes de continuar. Salmo:139
Para quem é o seu sonho? Para ti, para teu marido, para uma resposta a sociedade,ou para que o nome do Senhor seja glorificado através de sua vida?
Diante de uma limitação para onde estou olhando? Quem estou ouvindo? De que forma alimento minha alma? Enquanto Ana olhava para si mesma, para sua limitação, enquanto dava ouvidos as afrontas de Penina, seu coração foi tornando-se amargura
Começou a perder o apetite, o ânimo e a alegria, o vigor e isto estava deixando-a adoecida.
Apesar disso, haviam momentos que ela subia(ia)ao templo, porém isso não fazia com que Penina a deixasse de provocar.Mas também nada tirava do seu coração a tristeza.
Sabe o que isso significa?
Que não basta ir ao templo, não basta sacrificar ou fazer orações.estas coisas são necessárias, porém não o suficiente para que o milagre aconteça.
quando ela retornava para casa, tudo parecia igual, até que...
no vrs 8 ela é despertada a valorizar aquilo que ela já tem e se alegrar.
Sabe, é necessário demonstrarmos gratidão e louvor por aquilo que temos, a valorizarmos e usarmos aquilo que temos de melhor como nosso aliado.
Quando vamos fazer uma maquiagem ou queremos nos apresentar bem vestidos, o que fazemos? Aprendi que devemos ressaltar nosso melhores traços.Que por exemplo se temos quadris largos e o tronco mais estreito e queremos ter uma aparência mais harmoniosa, usamos cores monocromáticas e escuras nos quadris e cores mais vivas ou estampas na parte superior.
No versículo 8, Ana finalmente desperta e pensa:Espera aí eu tenho algo que Penina não tem!eu tenho um marido que é capaz de amar-me mais do que eu poderia amar 10 filhos, e eu queria apenas um.Posso quase que escutar o diálogo interior de Ana dizendo:Ei Ana, ainda não percebestes que teu marido sacrifica por ti a porção dobrada, porque tudo o que ele quer não é que simplesmente você tenha filhos, mas que sejas feliz plenamente?
Então Ana levanta-se disposta a livrar-se daquela amargura e a perseguir definitivamente seu sonho, mas não como a Ana coitadinha que não tem filhos, mas a Ana que era amada, então ela come e vai mais uma vez ao templo.
Deus está dizendo a você?
A despeito de suas limitações, quero que saibas o quanto és especial.
Levante-se e coma! Valorize agora mesmo o que você tem,fortaleça-te, você precisará de forças para ir ao templo mais uma vez, Penina a provocará mais uma vez, não se iluda, mas você precisa está forte para que o que ela disser não te leve até lá como uma derrotada, como se você fosse voltar de lá mais uma vez sem resposta as suas orações, sem o seu milagre.
Seja confortada no amor de Deus revista-se de sua palavra e prossiga.

PrªAdriana

3 comentários:

  1. Diante de uma limitação para onde estou olhando? Quem estou ouvindo? De que forma alimento minha alma? Enquanto Ana olhava para si mesma, para sua limitação, enquanto dava ouvidos as afrontas de Penina, seu coração foi tornando-se amargura
    Começou a perder o apetite, o ânimo e a alegria, o vigor e isto estava deixando-a adoecida.

    Que O Senhor continue nos alimentando atravêz do teu ministério.

    ResponderExcluir
  2. Levante-se e coma! Valorize agora mesmo o que você tem,fortaleça-te, você precisará de forças para ir ao templo mais uma vez, Penina a provocará mais uma vez, não se iluda, mas você precisa está forte para que o que ela disser não te leve até lá como uma derrotada, como se você fosse voltar de lá mais uma vez sem resposta as suas orações, sem o seu milagre.

    È Penina sempre provoca, preciso tomar posição como Ana....

    ResponderExcluir

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: