sábado, 31 de julho de 2010

Salmo 3




Em primeiro lugar me chama a atenção a forma como este salmo começa:
Senhor... em seguida ele narra os fatos.
Davi sabia que não estava só.Que tinha alguém com quem podia contar, que era mais forte e poderoso que um numeroso exército.E que este não era qualquer um, mas o seu Senhor.(Yaweh)
E um senhor tem responsabilidade com seus servos, dever de alimentá-los, protegê-los e cuidar de sua integridade em todos os aspectos.
Para vencermos nossos inimigos é necessário algumas coisas:

01-Termos o Senhor, o único - O todo poderoso – Yaweh


02-Relacionamento íntimo, diário, de confiança com Ele


03-Percepção daquilo que acontece ao seu redor

A oração de Davi ao Senhor começa com a percepção que ele tem a respeito do problema, sem perder a percepção de quem o Senhor é:
Como tem crescido ou se multiplicado os meus inimigos...v.1
Essa frase demonstra claramente que Davi não era alienado a respeito do que acontecia ao seu redor. Mas era lúcido e tinha condições de avaliar a gravidade de cada situação.
Davi conseguia perceber que não começara a ter inimigos naquele momento, mas que assim como ele crescia no seu relacionamento com Deus, seus inimigos também cresciam: Como cresceram... Se Davi fosse alguém distraído, deslumbrado com as bênçãos alcançadas, se surpreenderia com o número deles.Mas ele diz:como cresceram...percebe que ele acompanhava,estava atento,vigiava...
A outra coisa é que Deus já sabia o que estava acontecendo, mas permite que Davi fale.
É importante que você conte prá Deus o que está acontecendo. É importante falar...Deus quer te ouvir, o que você pensa e sente também é importante para Ele.
04-Conhecimento da Realidade:
Muitos dizem da minha alma: não há salvação prá ele em Deus (Selá)
Porém tu, Senhor, és o meu escudo, a minha glória e minha força, o que exalta minha cabeça.
Nos momentos de crise, precisaremos decidir a quem devo escutar e quem devo ouvir
Não ignore o que se passa ao seu redor. Mas também, não coloque ali sua confiança.
Davi escutava o que diziam a respeito de si, mas não absorvia para si, ele levava essas afrontas ao Senhor e era ministrado pelo seu espírito, declarava sua palavra e cria nela.A medida que nos esvaziamos de nossos próprios pensamentos na presença de Deus começamos a pensar o que Deus pensa.
Podemos ficar até sabendo do que pensam a respeito do que estamos passando, ter um diagnóstico seja ele qual for, mas isso não determinará o final, preciso ir até o meu Senhor e ouvir o que ele tem a dizer, crer na sua palavra, observar o modo que Ele percebe o que estou passando , assentar-me nas alturas com Ele, ver do Seu modo.
Lembra de Jó:Eu sei em quem tenho crido! Ou Josafá :..porém os meus olhos estão postos em ti...

6-Clamar
: Com minha voz clamei...
Clamor é a oração rasgada mais íntima e sincera,com toda minha força, com tudo o que sou e tenho dentro de mim ...não é apenas volume de voz, não são gritos de histeria é coração rasgado,quebrantado, coração quebrantado, contrito, que vê apenas salvação naquele a quem clama.E sabe o que acontece?

Conseqüências dessas atitudes:

01-Deus ouve! (v.4)
02-Nos dá PAZ, segurança, sustento: somente alguém que entregou-se e confiou em seu Senhor pode ficar em estado de repouso e dormir enquanto crescem seus inimigos.
Conheço pessoas que tomam remédios ou se trancam em casa e deixam tudo quentinho, escurinho e vão dormir em meio a crises para fugir aos problemas , mas quando acordam parecem estar mais cansados e mais deprimidos porque nada mudou.
Na foi isso que Davi fez.ATENÇÃO: a- buscou ao Senhor, b- contou o que estava havendo,c- declarou sua fé ,d- ouviu Deus,e- Clamou e só então descansou...
3-Fé fortalecida, ousadia: Levanta-te, Senhor; salva-me...
Haverão outras guerras, outras lutas, porém assim como o Senhor feriu a todos os meus numerosos adversários, ferirá também todos os outros que virem...então o clamor de Davi aqui queria dizer:Continue comigo,não se assente porque enquanto eu viver haverão inimigos a serem vencidos.Porém Deus é Deus e se manifesta de odo diferenciado em cada situação, e para perceber sua ação eu preciso exercitar-me.O assenta-se de Deus e o levanta-se de Deus servem para motivar o meu exercíco de fé e desejo de relacionamento com Ele. Sendo assim Davi termina sua oração no versículo 8 dizendo:
Sobre o seu povo seja a sua benção!

PrªAdriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: