segunda-feira, 21 de março de 2011

As Muralhas Cairão





Ninguém poderá te resistir todos os dias da sua vida, como fui com Moisés , serei contigo. Josué 1:5
Apenas esta promessa seria o suficiente para sabermos que chamado de Josué era prá realização de coisas grandes; mas também o suficiente para entendermos que esta não seria uma caminhada fácil, já que ele era o servo de Moisés e vira tudo o que passara como líder do povo de Deus.
É notório como Deus não acaricia a dor da perda, ou o deixa anestesiado. As primeiras palavras que o Senhor diz a Josué são: VS. 2 “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”
O Senhor não usou nenhuma figura de linguagem para atenuar o sofrimento ou a dor de Josué, mas estou convicta, de que essas palavras, o confortou: Moisés, meu servo, é morto... Moisés, o que foi livre das águas(Nilo), o que passou pelas águas(Mar Vermelho)o que da Rocha tirou água, meu servo(aquele que obedeceu minha voz, guiou o povo no deserto , o que operou sinais e maravilhas através de mim, conduziu meu povo para o outro lado do mar...o meu servo, propriedade exclusiva, que amou minha presença e valorizou-a mais que qualquer outra...é morto!Deus estava dizendo , ele terminou a sua parte, é morto.Não adianta ficar prostrado, você precisa dar continuidade aquilo que eu comecei, aquele foi o tempo de Moisés, ele foi o seu discipulador, agora é a sua vez de colocar em prática o que aprendeu.O Senhor estava ensinando a viver, fazer discípulos consolidados para então enviá-los.
Deus estava dizendo também: O que Moisés realizou não foi em vão. Levante-se! Hora da prática!
O ministério de Josué como líder de Israel começa com a tarefa de fazer o povo passar pelas águas, seria isso uma coincidência? Mais uma vez? Josué tinha fé para passar pelas águas, ele aprendera com Moisés!Deus não exige de nós aquilo que não temos. Apesar de ser um grande desafio, Josué tinha uma pequena semente de fé em seu coração que dizia: aquele que abriu o mar vermelho... é capaz de fazer abrir o Jordão.Além disso, seu ministério também começa com a promessa de uma conquista de uma terra de gigantes com vitória garantida vs. 4
Suas orientações foram :
1- Esforça-te, e tem bom ânimo... vs.6, vs7,vs. 9,vs.18,
Essa é a primeira atitude que precisamos ter diante dos desafios.
Nos esforçar, sair da posição de prostração, de comodidade, ainda que tenhamos motivos legítimos para isso. Afinal Josué os tinha. Seu senhor havia morrido. Porém havia alguém de quem Moisés era servo.
Deus é soberano, e todas as coisas são por Ele e para Ele.
E, desde os dias de João o Batista até agora, o reino de Deus é ganho por esforço e se apoderam dele aqueles que se esforçam.
Ter bom ânimo, não temer.
Não há conquista se não houver ousadia.
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:7

2- É necessário ter uma referência: assim como fui com Moisés
Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.
1 Coríntios 4:16

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
1 Coríntios 11:1


Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Filipenses 3:17

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo; guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. João 17:11
Isso servirá de testemunho e trará segurança.
3-Testemunhando, vivendo, perseverando: Não cesse de falar do livro desta lei (Js 1:8)
A boca fala do que está cheio o coração, em outras palavras Deus estava dizendo: diga o que eu penso e o que eu diria...A palavra de Deus é criativa e trás a existência aquilo que não existe.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6:45
Também é poderosa e mais cortante que espada de dois gumes...
Não cessar de falar deste livro significava estar em comunhão constantemente com o Senhor, o que significa ir até o fim. Pois Deus jamais desistiu de seu propósito.
4- Medite nele dia e noite: que esta palavra não seja apenas falada, mas mastigada (ruminada), faça parte de sua existência, de dia e de noite.Não apenas uma parte do dia ou uma parte da noite.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
5-Obedecendo: faça conforme está escrito, ou seja, siga rigorosamente as instruções.
Não invente nada ou acrescente nada ao que eu disser. Não diga, acho que não é bem assim, o não considere suas idéias melhores ou mais completas que as minhas.
A atravessia do rio Jordão era apenas o aquecimento para conquistar algo maior, era prá Josué a confirmação de assim como o Senhor era com Moisés , agora era com ele.Josué agora passou a ser o servo do Senhor. Deus tinha obras maiores, mas para experimentá-las ele precisava fazer primeiro as mesmas obras que Moisés havia feito.
Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
João 5:20

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
João 14:12

E que obras maiores aguardavam Josué? Uma cidade cercada e guardada rigorosamente por muralhas e seus soldados, vencer gigantes, possuir suas terras...

As muralhas não eram muretinhas, assim como o mar que o Senhor abriu não era um “laguinho vermelho” e os soldados de faraó que afundaram-se no mar eram homens experimentados em guerra e os carros de Faraó bem cuidados, pois eram parte do patrimônio egípcio.

Sim, assim como o Senhor fora com Moisés, também era com Josué.
Deus havia lhe preparado todos aqueles anos em que fora o moço de Moisés.
Ele ensinou- o a crer, a declarar a palavra, mas principalmente a obedecer.
Como Eram os Muros da Cidade de Jericó?

Dois muros de nove metros de altura, que corriam quase paralelos rodeavam o cume do monte. Estes muros foram construídos de ladrilhos secados ao sol, de uns dez centímetros de espessura, e de uma extensão de 60 a 90 centímetros.

O muro interior tem uma espessura de 3,4 a 3,7 metros, e foi construído sobre alicerces de um muro anterior. O último muro anterior tem mais ou menos 1,82 metros de espessura, e está na borda do montículo. O espaço entre os dois muros varia entre quatro a oito metros, e os muros se encontram unidos em intervalos periódicos por paredes de ladrilho

Isso me fez refletir em algumas coisas enquanto conversava com o Senhor...
Não havia apenas uma resistência visível, um muro externo a ser derrubado, apesar dele ser forte e resistente, amplo... Ele protegia uma resistência ainda maior em seu interior.
O espaçamento que havia entre eles poderia representar uma pausa dada pelos inimigos para enganar o povo, que poderia sentir-se conformado , pois afinal já fora uma grande coisa derrubar aquele muro externo.Isso nos ensina que precisamos ir até o final, não podemos ou devemos parar no meio do caminho.

A muralha interior parece ser mais forte que a primeira e fora construída com base numa anterior, isto pode dizer respeito a maldições hereditárias e influências malígnas recebidas através das gerações, legalidades encontradas, bases do diabo que não foram destruídas, onde ele encontrou legalidade para fortalecer-se ainda mais.Por isso requer a força de todos os outros dias num único dia para derrubá-la, exercitar-se diariamente , garantia ao povo um condicionamento espiritual para enfrentar tal desafio, destruí-la completamente, por fora e por dentro.

Nesta informação arqueológica é que as muralhas ficavam ao redor do cume do monte, fazendo-me refletir que o monte é o lugar de oração e de encontro com Deus, onde Ele libera sua voz, faz arder a sarça, escreve nas tábuas, onde sua glória é manifesta.

Não podemos abrir mão desse lugar, temos que rodeá-lo e derrubar as muralhas desejando desesperadamente conquistá-lo, pois ali há certeza de vitória e satanás quer nos impedir de chegar no cume do monte.De ver como Deus vê.
Essas informações me fizeram ver mais uma vez que não é fácil chegar lá, estar lá...O reino de Deus é ganho por esforço e só se apodera dele aqueles que se esforçam.

Preguiçosos, desanimados...ficam de fora.é interessante pensar que Deus não pediu que o povo desse de uma única vez as sete voltas, mas seis dias consecutivos uma volta por dia sendo que no sétimo , sete voltas, ou seja , agora vocês já ganharam força suficiente,condicionamento e fôlego para com um grito poder derrubá-las assim como o senhor dá um único sopro sobre nossos inimigos para destruí-lo.

Deus é tão interessante,não é? Usa até mesmo a estrutura de uma cidade para falar conosco. Nossa mente é uma cidade edificada, aquilo que você pensa ser é o que você é.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a estratégia de Deus
Eles rodearam: foram e voltaram por seis dias. Estavam ganhando músculos e fôlego espirituais. Os inimigos não estavam dando crédito algum a eles, ao contrário, zombavam deles porque nada parecia estar acontecendo.

Precisamos ter a certeza que Deus trabalha em oculto.
Quando eles não estavam vendo nada é porque Deus estava agindo nas bases fazendo-as estremecer sair do eixo para o último dia.O grande dia- O dia do Senhor
Isso me faz pensar no encerramento da Campanha como esse Grande Dia Do Senhor

Um comentário:

  1. Precisamos ter a certeza que Deus trabalha em oculto.
    Quando eles não estavam vendo nada é porque Deus estava agindo nas bases fazendo-as estremecer sair do eixo para o último dia.O grande dia- O dia do Senhor.

    Tremenda esta palavra. Deus continue te revelando a sua palavra.

    ResponderExcluir

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: